terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Uma folha de alface, por favor


Como sempre reclamam que eu nunca posto nada de "útil", resolvi mudar um pouco a diretriz desse blog. Estava lendo as notícias da Uol, e entre uma mãe que matou duas filhas adotivas e as congelou, entre uma receita de uma torta australiana e entre o resultado das notas do ENEM, achei uma pauta que chamou minha atenção: "Modelo escreve sobre a ditadura da Magreza".

Fui ler, e me deparei com um texto realmente bom da Top Coco Rocha. Coco Rocha é uma famosa modelo, no auge de sua carreira. Ela tem 21 anos e há alguns anos vem explicitando sua opinião sobre a magreza abusiva das modelos, ao que são submetidas pelos estilistas, e em como esse padrão é imposto à sociedade.

Neste texto ela explica que a estética da moda destrói a sua arte. Ou seja, a arte que era algo para ser belo e admirado passa a ser uma forma de sofrimento. Assim como os esteróides são proibidos nos esportes, por ser prejudicial à saúde dos atletas, a moda também precisa de um regulamento para que a indústria siga saudável.

O CFDA (Conselho dos Estilistas da América) tentam corrigir essa questão. Aumentaram o tamanho das peças usadas pelas modelos (mais conhecinho como "sample size") e proibiram que menores de 16 anos pratiquem a profissão.

Claro que ainda há muitas pessoas que contradizem essas questões. Pessoas que não ligam para o bem-estar das modelos e ao que são submetidas. Pessoas que não se importam com o padrão estético passado para milhares de adolescentes e mulheres no mundo. São essas pessoas que agravam os problemas de anorexia e bulimia. São essas que incentivam uma criança de oito anos a querer ser... magra. Esse padrão não é nada mais que uma paranóia e uma infelicidade na vida de muitos. E nós temos que lutar para mudá-lo. Temos que nos aceitar como somos. E somos de uma forma em que os alimentos são vitais para nossa sobrevivência.

O link com o texto completo da Coco Rocha: http://estilo.uol.com.br/moda/ultnot/2010/02/23/coco-rocha-o-meu-ponto-de-vista-sem-censura.jhtm

2 comentários:

  1. acho que me resta te dizer parabéns, né? um texto CONSCIENTE! hahahahahaha
    agora parando de brincadeira, é sempre polêmica essa questao da ditadura da magreza na moda... mas eu sinceramente nao entendo. como podem achar uma mulher com uma perna da grossura de um braço de criança linda e maravilhosa? enfim.

    ResponderExcluir