domingo, 18 de abril de 2010

Backstage


Primeiro você põe a roupa, se maqueia, arruma o cabelo, entra no carro e parte.
A ansiedade bate forte no camarim. Você conversa animada com suas amigas, conhecidos vem te desejar boa sorte e falam como você está bonita. Suas mãos suam, mas seus olhos brilham.

O espetáculo começa, e você aguarda - impaciente - a sua vez. Checa a sua segunda roupa, confirma se o cabelo está bem preso, ajuda as crianças menores, por fim chama seu grupo e faz um mini ensaio pra relembrar tudo.

A curiosidade prevalece: "será que tem muita gente?" "Onde meus pais estarão sentados?" "Ai! Que eu não erre nem esqueça nada, por favor!" No último pensamento você se desespera e treina mais uma vez. Oh! Não! O que vinha depois daquilo mesmo? Você corre para a integrante mais perto e pergunta a ordem dos passos. Com medo de mais um branco, vocês treinam a última vez.

Só mais dois números na sua frente, seu elástico de cabelo estoura quando você já está posicionada do outro lado do palco aguardando os 7 minutos restante. Então você corre por trás das cortinas, derrapa, não cai. Prende o cabelo novamente, passa três elásticos para garantir, e uns grampos, para firmar bem. Já é quase sua vez! Corre novamente para o oposto do palco e espera.

Seu coração volta a acelerar, você sua frio. "Respire fundo", fala a voz na sua cabeça. Você puxa o ar, prende por uns segundos e o solta lentamente. Sente seus rítmos cardíacos diminuirem e a confiança voltar.

A música começa lenta, as luzes ainda estão escuras, você vai pisar nos tacos de madeira em menos de segundos! Toda a técnica para acalmar os nervos vai por água abaixo, e você sente que as batidas disparadas do seu coração estão mais altas que a música.

Inspira fundo e pisa. Vai até o seu lugar e tudo passa. Tudo se apaga. Você não pensa em mais nada. Sua mente é fumaça, as pessoas somem, tudo desaparece, só está você! Você e a música.

Seus pés se movem sozinhos com graça, seguem as batidas sem erros. A música vibra alto em seu corpo e em menos de segundos tudo acaba. Só volta a si ao som dos aplausos.
As pessoas estão de pé, as palmas soam alto em seus tímpanos.
Você está arquejando, cansada. Sorrindo, feliz. Olha seu grupo, todos estão contentes, vocês agradecem, as cortinas se fecham.

Vem a euforia, tudo fôra ótimo e passara rápido demais. Vocês gritam e comemoram, se abraçam e riem.
E você não pensa mais nada.
Foi perfeito...

3 comentários:

  1. Incrível! Dá pra sentir tudo direitinho... Adorei!

    ResponderExcluir
  2. isso que eu ia falar! consigo sentir o que voce escreveu. nao sei se pq já vivi essa sensaçao única dos que dançam em espetáculos ou se pq seu texto foi extremamente intenso..
    bom, nao importa. o texto fica intenso de tanto que a dança nos é intensa.

    ResponderExcluir
  3. Nooossa! E como eu já senti isso! A melhor e pior sensação ao mesmo tempo!

    Ameei!

    ResponderExcluir